Matriarca da família Grucon faz 90 anos

Dona Leontina é parte da história da ocupação da Cidade Alta


>
Em cerimônia realizada na Igreja do Sagrado Coração na sexta dia 16, foi comemorado o aniversário de Dona Leontina, moradora da Cidade Alta e matriarca da família que deu origem ao Grupo de União e Consciência Negra (Grucon).
>
Familiares e amigos estiveram presentes à homenagem, que renderá também um documentário realizado pelo Grucon - CM.
>
No dia seguinte, aconteceu um almoço comunitário na sede do grupo, na casa de Dona Penha (filha de Leontina), reunindo dezenas de pessoas, entre elas os alunos do projeto sócio-cultural Ocupando a Hora Vaga.
>


Leontina deu origem a uma grande árvore familiar na Cidade Alta

Ator passa o dia pintado de índio

>>
De posse de dois maracás (instrumentos musicais ritualísticos presente na maioria das tribos indígenas), o ator Wellington Lyra, da Companhia Em Nós, passou o dia 19 de abril realizando suas atividades corriqueiras de forma inusitada.
>
Devidamente pintado e paramentado, ele realizou essa intervenção como forma de provocar as pessoas a refletirem sobre o Dia dos Povos Indígenas.
>
Segundo o ator, a ideia era estar paramentado e agir naturalmente durante um dia de trabalho, como se simplesmente tivesse amanhecido com sua ancestralidade à flor da pele. "Esta data é muitas vezes responsável por simplificar o índio, reduzindo-o a uma série de esteriótipos". comenta. "Sair pintado e com maracás nas mãos foi apenas uma forma de dizer que todos temos essa carga cultural dentro de nós, estando ela evidente ou não".





Alunos da oficina de Produção Cultural criam a Rede "ProCult Macacu"


Grupo se dedicará ao estudo da Produção Cultural


>>
Ocorrida durante a III Semana do Teatro, a Oficina de Formatação de Projetos Culturais, ministrada pelo produtor cultural Filipe Gonçalves, deu origem a uma rede virtual chamada "ProCult Macacu".
>
Nesta rede, os integrantes poderão trocar informações sobre editais abertos, prêmios, além de colaborar mutuamente para aperfeiçoar projetos culturais locais, através de sugestões e dicas.
>
Uma das idealizadoras da Rede, a turismóloga Aline Germano definiu assim a proposta: "O grupo "ProCult Macacu" tem por objetivo agregar membros interessados em fomentar, divulgar e construir de forma coletiva a cultura na cidade de Cachoeiras de Macacu. Dessa forma, tornam-se aqui bem vindas quaisquer atividades que possuam esta intenção, como:
- divulgação de cursos e festivais na região;
- agendamento de encontros dos membros para o fortalecimento de ideais e aplicação dos projetos;
- segmentação de grupos de trabalho a partir das propostas apresentadas."
>
Para acessar a página do grupo, basta clicar em http://br.groups.yahoo.com/group/procultmacacu/ ou enviar e-mail para procultmacacu-subscribe@yahoogrupos.com.br



Turma da Oficina de Formatação de Projetos (Filipe está no centro, ao fundo)

Luis Carlos Sil e Bruno Leandro: Teatro de várias formas




>>
Os atores Luis Carlos Sil (de Lumiar) e Bruno Leandro (de Cachoeiras), ministraram duas oficinas de Teatro com foco em diferentes linguagens.
>
O ator, músico e terapeuta Luis Sil, aplicou as técnicas básicas do Teatro do Improviso, linguagem surgida na Europa onde, em países como a Alemanha, ele se desenvolveu e ganhou o mundo inteiro. No Brasil, esta técnica ficou popularizada por conta de programas de Tv como "Quinta Categoria" (MTV) e "É Tudo Improviso" (Band).
>
Já Bruno realizou um apanhado de técnicas de Teatro com foco no trabalho proposto pelo teatrólogo Augusto Boal, aplicando diversos exercícios de percepção espacial, sensorial e montagem de cenas. A oficina promoveu um reencontro de diversos integrantes da primeira fase do grupo Em Nós, que há 5 anos não se exercitavam juntos.
>





Oficinas de Pernas-de-Pau e Criação de Figurinos

Semana do Teatro oferece diversas oficinas




>>
A III Semana do Teatro ofereceu uma série de oficinas de artes relacionadas ao Teatro. Uma delas foi a Oficina de Criação de Figurinos, ministrada por Rachel Murizini, que é uma das responsáveis pelos figurinos do Grupo de Dança Sônia Seara.
>
Nesta oficina, os alunos aprenderem a realizar a pesquisa de referências partindo do roteiro de uma peça ou filme, encontrando um leque de possibilidades em revistas de moda, jornais e outras fontes, montando assim a "Prancha de Referências" para compor o "look" dos personagens.
>
Na oficina de Pernas-de-Pau, ministrada pelo ator friburguense Beto Grillo (do grupo Os Errantes Brincantes), alunos de todas as idades experimentaram pela primeira vez a sensação de andar nas alturas. Muitos deles mostraram grande desempenho e já pedem para que Beto volte novamente para dar sequência aos treinos.
>