Espaço Livre promove palestra sobre o Moitakuá

Técnica busca aprimorar o potencial criativo de artistas e não-artistas
A criadora do método, Moema Ameom


Palestra contou vivências de exercícios do Moitakuá
>
Desenvolvido pela bailarina, atriz, terapeuta holística, psicoemosensorialista e cinesiologista Moema Ameom (Rio de Janeiro), o método "Moitakuá" consiste em uma série de exercícios corporais que se propõem a despertar no brasileiro, o imenso potencial criador que ele possui.
>
Segundo Moema, "o Brasil é a grande nação-coração de Gaia, o planeta Terra; aqui estão as mais abundantes fontes de água, e toda essa água nos torna seres muito emotivos, uma vez que a água é diretamente ligada às emoções". A palavra Moitakuá é uma síncope para "movimento", "pedra" e "água", ou "movimento da pedra para a água", o que, segundo, a criadora do método, quer dizer: "o impulso que parte dos ossos e passa pelo sangue, em direção à pele". O método busca trazer de dentro as motivações que farão o ser humano - brasileiro - se expressar em sua plenitude.
>
A palestra ocorreu no dia 18 de junho no Centro de Arte e Cultura Espaço Livre. O encontro resultou num curso de três dias para aprofundamento da técnica, nos dias 25, 26 e 27, chamado de "Gestual Consciente". Em breve fotos do curso aqui no blog.



Moema apresentou os conceitos base do curso "Gestual Consciente"

Participantes da palestra

Rede de Teatro de Rua reunida em Nova Friburgo

A Rede Estadual retoma suas atividades e planeja encontro em Cachoeiras
Encontro marca a retomada das atividades da Rede Estadual
Raquel Mattos, do SEBRAE, que foi o anfitrião de encontro
O encontro foi marcado pelo planejamento organizacional da Rede
Leo Carnevale e Beto Grillo
Jeferson Robert, Dalmo Latini e Reinaldo Santana
>
Reunidos na manhã e tarde da última sexta-feira (dia 18), integrantes de vários grupos de Teatro de Rua marcaram a retomada das discussões da Rede Estadual de Teatro de Rua do Rio de Janeiro, que estava com suas atividades formais paralisadas há alguns meses.
>
O encontro surgiu após a participação de dois articuladores fluminenses da Rede Brasileira de Teatro de Rua no encontro nacional que ocorreu em Canoas (Porto Alegre), no mês passado. Reinaldo Santana (do grupo Entrou Por Uma Porta) e Beto Grillo (Os Errantes Brincantes) propuseram a reunião em Nova Friburgo, que contou ainda com a presença dos grupos Teatro Itinerante, Cia Viva, Palhaço Afonso Xodó, Trupe Família Clo, Associação de Artistas de Nova Friburgo e Companhia Artística Em Nós, além dos artistas Carina Nascimento e Jeferson Robert.
>
Dentre as deliberações do encontro, ficou definido um evento de mobilização em Cachoeiras de Macacu, nos dias 13, 14 e 15 de agosto, ocasião em que haverá mostras artísticas e encontros de discussão - onde será construída a Carta de Princípios da Rede bem como seu planejamento bienal para 2011 / 2012.
>

Carina Nascimento, Nelson Marcondes e Luis Sil
Patrick Nogueira (Cia Viva)

Políticas Pública de Consciência Negra

GRUCON promove discussão inédita na região
Cláudia palestra sobre o projeto "Senzala Brasil", do Colégio Zulmira
Celeida Rocha (à esq) líder do Grucon, e Luciano Fraga (Centro Intereducacional)
Professor Léo (Educação Física) e Jorge Luís (Geografia)
>
O Grupo de União e Consciência Negra de Cachoeiras de Macacu (GRUCON) promoveu no último dia 16 de junho a primeira reunião do ENCONTRO PARA CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONSCIÊNCIA NEGRA, iniciativa pioneira no estado que teve por objetivo definir metas para a implementação plena da Lei que institui o Ensino da História da África nas escolas públicas.
>
Representantes de escolas públicas municipais, estaduais e particulares, consolidaram uma primeira carta de intenções com as diretrizes básicas do movimento, que inclui, entre outras coisas, o Mapeamento das Iniciativas Educacionais de Consciência Negra já praticadas em algumas escolas, Catalogação do material audiovisual e bibliográfico disponível na cidade para confecção de um Acervo Público, e a Articulação com a Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Regional para ampliarem o alcance da discussão.
>

Participantes do evento marcaram novo encontro para agosto

Em Nós leva os "sombras" para Schincariol

Fábrica de bebidas realiza a III SIPATMAS

Em Nós posa com atores do grupo teatral de Itaboraí

O evento fala de segurança, meio ambiente e saúde
Orquestra de violinos mudos
>
Presença já carimbada nos eventos da Schincariol de Cachoeiras de Macacu, a Companhia Artística Em Nós esteve mais uma vez aprontando das suas no 3º SIPATMAS (Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho, Meio Ambiente e Saúde). Além da série de atividades voltadas para os funcionários da fábrica ao longo da semana, o domingo foi reservado para uma passeio com os familiares.
>
Esposas, maridos, filhos, amigos e convidados puderam conhecer de perto as instalações da Schin, desde a linha de produção até a apresentação da brigada de bombeiros, que simulam o atendimento em situações de emergência, num dos ápices do evento. Todo o trajeto foi pontuado pela intervenção teatral dos atores Wellington, Josiane e Rádima, que se desdobraram em diversas situações como jogadores de futebol, chefes da segurança e até uma silenciosa orquestra de violinos - vale lembrar que os "sombras" são personagens completamente mudos.
>
Já é o 5º ano seguido que o grupo participa da programação da Schincariol, sempre utilizando o teatro a serviço da capacitação profissional e também dos momentos de lazer das famílias e dos trabalhadores da fábrica de bebidas.
>

O público se diverte enquanto conhece a fábrica de perto



Tapetes de Corpus Christi: maior manifestação de artes plásticas do município

Igreja católica coordena o movimento há vários anos
O Colégio Zulmira retrata paisagens locais em meio aos símbolos religiosos


Detalhe da serragem utilizada na confecção dos tapetes

>
A tradicional confecção dos Tapetes de Corpus Christi coordenado pela comunidade católica de Cachoeiras de Macacu pode ser considerada a maior manifestação coletiva de artes plásticas da cidade. Reunindo dezenas de escolas e entidades, o evento conta com cerca de cem voluntários que produzem os tapetes utilizando materiais como sal grosso tingido e serragem, entre outros.
>
Todos anos, no feriado que marca a celebração da mística cristã em que o corpo de Cristo se faria presente através da Eucaristia, comunidades de todo o país realizam a confecção desse tipo de tapete, como forma de celebrar seus principais símbolos: o pão, o cálice, as uvas e a hóstia.
>
Ao final da tarde, uma procissão percorre o local, deixando uma mancha multicor que após é recolhido pelo serviço de limpeza urbana. Este ano, escolas como o GP 479 inovaram ao utilizar materiais recicláveis como papel e embalagens para confecção dos trabalhos.
>





Desenhista divulga sua arte no centro da cidade

Um exemplo de empreendedorismo na arte


>
O desenhista Junior de Oliveira teve uma ideia original para divulgar e vender sua arte: de quarta a sábado, sempre que pode, o artista leva seus trabalhos para expor na rodoviária de Cachoeiras de Macacu, onde permanece na parte da manhã.
>
Atraindo a atenção dos curiosos, ele além de promover uma mini-exposição de desenhos, divulga seu talento e recebe encomendas de trabalhos. Os traços de Junior são tão precisos que as encomendas de desenhos a partir de fotografias são as que fazem mais sucesso.
>
Para encomendar um desenho do artista, basta levar a foto que quiser até ele, e agendar uma data para a entrega. Se preferir, você também pode encontrá-lo no telefone (21) 9380.6030. Os preços são muito acessíveis, e certamente este é um presente inesquecível, original e eterno.
>
O artista exibe sua pasta de trabalhos, além de algumas molduras


Além dos desenhos, a simpatia de Junior atrai mais clientes